terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Aveiro

Aveiro é uma cidade Portuguesa, capital do distrito de Aveiro, na região centro e pertencente à subregião do Baixo Vouga. Fica situada a cerca de 58 km a norte de Coimbra e a cerca de 68 km a sul do Porto. A cidade de Aveiro possui 55 291 habitantes e é também a principal cidade da sub-região do Baixo Vouga com 398 467 habitantes, a sub-região mais populosa da região Centro e é também a segunda cidade mais populosa no Centro de Portugal, depois de Coimbra.

É sede de um município com 199,77 km² de área , subdividido em 14 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Murtosa , a nordeste por Albergaria-a-Velha, a leste por Águeda, a sul por Oliveira do Bairro, a sueste por Vagos e por Ílhavo, e com uma faixa relativamente estreita de litoral no Oceano Atlântico, a oeste, através da freguesia de São Jacinto. É também um importante centro urbano, portuário, ferroviário, universitário e turístico.

Aveiro se ergue sobre uma extensa planície rodeada de montanhas e vales, durante o século XVI se forma a Ria que banha toda a zona e cruza a cidade, que passa então a ser considerada como a Veneza Portuguesa.

A importância adquirida pela população a leva no ano de 1591 a receber o título de Vila Notável. Mas no final do século XVI e principios do século XVII começa uma época de grande decadencia pelo fechamento do canal que unia a ria e omar, corrompendo gravemente a economia. No ano de 1759 é elevada a categoria de cidade por D. José I. A principios do século XIX, com a construção de a Barra Nova e a abertura da linha férrea, a cidade revive seus melhores tempos. Outro importante impulso tem lugar no ano de 1973 com a criação da Universidade de Aveiro. Hoje em dia como capital da região destaca além da beleza de sua costa, por sua perfeita combinação do carcter tradicional dos bairros próximos a Ria e a grande modernidade das recentes zonas urbanas.

2 comentários:

  1. conheci um rapaz pela net ai da cidade de Aveiros, ele e fotografo, chama-se JOSE PEDRO, e por causa dele comecei a pesquisar sobre essa belissima cidade que, quem sabe irei conhecer um dia.Desde ja parabenizo pela linda cidade!

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelo blog!! A cidade de Aveiro é fantástica!

    --
    http://www.filipedasilva.pt
    http://www.estudiosilva.pt

    ResponderEliminar